Cidades

Niterói e São Gonçalo podem retomar vacinação ainda esta semana

Publicado às 12h40. Atualizada às 19h09.

O Governo do Estado pretende seguir com o Plano de Vacinação. Foto: Marcelo Tavares/ Arquivo

Niterói e São Gonçalo devem receber mais doses da vacina contra Covid-19 ainda esta semana, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Segundo informação divulgada nesta terça-feira (9), mais um lote chegou ao estado no último fim de semana e os quantitativos estão sendo separados para os municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, até esta terça-feira (9), o Rio de Janeiro recebeu 758.120 doses da vacina. Apesar de confirmar a informação, o Governo do Estado alegou que ainda não tem uma data definida para distribuição, mas que seguirá com o Plano de Contingência.

Nesta segunda (8), a Prefeitura de Niterói confirmou o fim das doses da vacina nos quatro postos, enquanto São Gonçalo informou a falta total de vacinas disponíveis nesta terça (9).

Ambas as prefeituras informaram que aguardam as novas remessas do imunizante para continuar a campanha de vacinação.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói recebeu, no fim da tarde desta terça-feira (9), 5.670 doses de vacina contra a Covid-19. A vacinação contra a Covid-19 em idosos a partir de 88 anos será retomada nesta quinta-feira (11).

Até a última segunda-feira (8), Niterói contabilizava um total de 20.325 pessoas vacinadas. Deste número, 16.149 profissionais de saúde, 679 Idosos institucionalizados, 76 deficientes institucionalizados, 223 trabalhadores de Instituições de Longa Permanência e 3.198 idosos.

A Secretaria de Saúde está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais e no site oficial da prefeitura: www.niteroi.rj.gov.br.

Acamados

A vacinação dos idosos acamados a partir de 88 anos pode ser agendada pelo e-mail [email protected], que deve informar nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone para contato.

Segunda dose 

A Prefeitura de Niterói começa a aplicar nesta quarta-feira (10) a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no grupo da primeira etapa da campanha, iniciada no dia 19 de janeiro. Trabalhadores da saúde da linha de frente e idosos em Instituições de Longa Permanência receberão o complemento da imunização.

A medida vai de acordo com a bula da CoronaVac, vacina aplicada neste grupo, em que é necessário um intervalo de 14 a 28 dias entre as duas doses para garantir a eficácia da vacina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Niterói, as vacinas serão aplicadas nos locais de trabalho dos profissionais de saúde e nas instituições onde os idosos estão abrigados. As doses desse lote já reservado não irão para os postos de vacinação.

São Gonçalo

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo disse que retirou, na tarde desta terça-feira (9), mais 8.200 doses da vacina CoronaVac, da Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), no Barreto, em Niterói.

As doses serão usadas para dar continuidade à vacinação, a partir da próxima quinta-feira (11), de profissionais de saúde e idosos. Os detalhes da vacinação serão divulgados nesta quarta-feira (10), quando também acontecerá a distribuição das doses entre as unidades de saúde que irão aplicar as vacinas.

Segunda dose - As vacinas CoronaVac que vão imunizar com a segunda dose os profissionais da saúde da linha de frente nos hospitais públicos e particulares da cidade estão sendo entregues nos locais de trabalho. Funcionários e pessoas de Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e pessoas de residências terapêuticas também receberão a segunda dose da CoronaVac nos próximos dias.  

Nesta terça-feira (09), o município seguiu vacinando profissionais de saúde somente da rede pública municipal em seus locais de trabalho. Foram mais 166 vacinas aplicadas. Ao todo, São Gonçalo já vacinou 23.600 pessoas, sendo 21.726 trabalhadores da saúde, 437 idosos com mais de 90 anos, 1.370 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis) e 67 pessoas de residências terapêuticas.

< OMS acredita que novo coronavírus surgiu de um animal Sem acordo de TV, Carioca pode ter formato inédito de transmissão <